sexta-feira, 10 de julho de 2020

Artrose de joelho

A artrose de joelho é a doença crônica articular degenerativa mais comum. 
Possui como alguns dos sintomas: aumento da dor articular, rigidez e limitação do movimento.
O tratamento voltado para este tipo de patologia, tem, dentre outros objetivos, reduzir e controlar a dor além de atenuar as deficiências provocadas por ela.

O colégio americano de reumatologia recomenda a ação combinada de terapia manual com exercícios supervisionados pelo fisioterapeuta

Estudo 

Para ser amostra

  • Indivíduos com idade acima de 40 anos. 
  • Grau 2 e 3 na radiografia
Fisioterapia:



  • Realizaram fisioterapia 3 vezes na semana, em um total de 12 sessões de 50 minutos.
  • Não tomaram nenhum tipo de analgésico ou anti-inflamatório durante o tratamento

Grupos

1 grupo - MWMS (s consistiam num deslizamento manual sustentado da tíbia (medial, lateral, ou rotativa) durante a atividade flexão e extensão do joelho mais exercício

  • Foi escolhido a direção que reduziu a dor dos participantes à nível mínimo e a que melhorou o movimento do joelho
  • O fisioterapeuta aplicou Os MWMs em três conjuntos de 10 repetições durante a flexão e extensão ativa do joelho 
2 grupo- Os participante da  mobilização articular passiva (PJM) técnicas e exercício


  • PJM inclui distração do joelho 
  • foram aplicadas a uma taxa de dois para rês oscilações por segundo durante 1-2 min. Cada direção foi repetida três a seis vezes. 
  •  Na distração do joelho, os pacientes eram propensos a uma flexão de 50° do joelho, e o fisioterapeuta aplicou as técnicas.

3 grupo -os participantes no grupo de electroterapia ecebeu TENS, ultra-som terapêutico ,e exercício. 

  • TENS foi aplicado través de quatro eléctrodos à volta da articulação do joelho: dois na medial e dois no aspecto lateral em ambos os lado durante 20 minutos
  •  Para o alívio da dor s dispositivos foram definidos para um modo contínuo (110 Hz),50 μ). Os impulsos eléctricos eram assimétricos e bifásicos.
  • A terapia terapêutica por ultra-sons pulsados foi administrada utilizando uma frequência de 1-MHz, um dispositivo de ultra-sons de 0,8 W/cm de potência com uma área de cabeça de som de 5 cm2 e area radiante efetiva de 3,5 - 5 cm2.O ultra-som foi aplicado nas partes mediais e laterais do joelho em movimentos circuladores com duração de até 5 minutos


Todos os participantes receberam o mesmo programa de exercício padronizado. Os exercícios incluíam exercícios aeróbicos, movimentação ativa,força e exercícios de alongamento.

  •  O exercício aeróbico consistiu num ciclo estático durante até 10 min.
  •  O exercício ROM ativo foi realizado através de exercícios de joelho em extensão até à flexão total, depois de joelhos em flexão até à extensão total, repetidos 10 vezes.
  •  O fortalecimento : exercícios consistiram em fortalecimento do quadríceps com contrações isométricas máximas durante 10 s e realizando 10 repetições. 
  • O alongamento visou o músculo gastrocnémio-sola e o músculo do tendão e foi realizado pedindo ao doente que esticasse o músculo para30se para completar três repetições para cada músculo grupo. 


Os nossos resultados indicaram que fornecendo ou MWMs ouPJM para além da terapia de exercício apresentou benefícios sobre o fornecimento de eletroterapia e exercício. 
Resultados mostraram que A movimentação ativa e a PJM foram mais eficazes na melhoria da função e redução da dor o que a eletroterapia a longo prazo no joelho com OA


Abbott et al. (2013) descobriram que as intervenções fisioterapêuticas que consistem em grupos de fisioterapia com exercícios físicos e terapia manual foram ambos superiores aos cuidados habituais.


Além disso, no livro de Kisner e Colby (2012), é declarou que as oscilações podem ter um efeito inibitório sobre a percepção de estímulos dolorosos, estimulando repetidamente os mecanorreceptores que bloqueiam as vias nociceptivas ao nível da medula espinal ou do tronco cerebral. Estesos movimentos sem esticar ajudam a mover o líquido sinovial para melhorar nutrição da cartilagem (Kisner e Colby, 2012)





Nenhum comentário:

Postar um comentário