quinta-feira, 16 de abril de 2020

Desenvolvimento motor

AJUDE O BLOG A TER SEMPRE CONTEÚDOS, CLICANDO NOS ANÚNCIOS. OBG.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento físico normal é caracterizado pela maturação gradual do controle postural pelo desaparecimento dos reflexos primitivos, em torno de 4 a 6 meses de idade
REFLEXOS:

  • ·         reflexo de moro; o reflexo tônico cervical assimétrico (RTCA); o reflexo de galant; os reflexos plantares; os reflexos orais e pela indução das reações posturais (retificação e equilíbrio).

Em uma avaliação dos reflexos primitivos torna-se relevante observar que, mesmo quando presentes na idade esperada, deve-se avaliar se a sua intensidade é adequada para aquela fase e serão paulatinamente inibidos, na medida em que padrões de endireitamento e de equilíbrio forem surgindo.

OBJETIVO: GERAR UM MOVIMENTO CONSISTENTE E EFICAZ

Diferenças em relação ao desenvolvimento são devidas a características hereditárias ou na maturação do sistema nervoso e fisiológico. As diferenças no desempenho dependem muitas vezes do nível e da eficiência dos sistemas de feedback sensitivo motor ( corpo da criança tem que dar feedback para ela)

OBS> nem todos os indivíduos adquirem as mesmas habilidades motoras à mesma idade cronológica.
O desenvolvimento não é estático.
O crescimento e o desenvolvimento não dependem apenas dos processos de maturação determinados pelo código genético. São oriundos também, da experiência da criança e das suas oportunidades de interação com o meio ambiente.
Podemos determinar que o movimento baseia-se na percepção sensoriomotora

Maturação do SNC

MATURAÇÃO : refere-se a transformações neurofisiológicas e bioquímicas que tem lugar desde a concepção até à morte
A ordem em que as crianças passam de um estágio ao outro é semelhante, mas varia a idade em que alcançam os estágios.
Embora a capacidade de executar determinados movimentos surja devido à maturação do sistema, não significa obrigatoriamente que um ato precoce favorece, de alguma maneira, a aquisição de outro ato motor.
A maturação tanto na vida pré-natal quanto após o nascimento, segue duas tendências ou direções: direção céfalo-caudal ou craniocaudal, onde o controle da cabeça precederia ao do tronco e direção próximo distal, onde o desenvolvimento se processa de dentro para fora. Ou seja, as partes centrais do corpo amadurecem mais cedo (tronco e ombro) antes dos braços e pés (periferia) e, por último, há controle das mãos e dedos. Isso revela que os primeiros movimentos dos bebês são globais (movimentos grosseiros) e indiferenciados. Só mais tarde realizam movimentos com habilidades finas. O indivíduo é capaz de iniciar um movimento complicado antes da época prevista desde que preenchidas determinadas condições que abrangem desde a maneira de criar o bebê a seu manuseio.

1.       OU SEJA, PARA QUE EU DESENVOLVA O MEU CONTROLE POSTURAL TEM QUE SER ADQUIRIDO ASSIM COMO OS REFLEXOS TEM QUE DESAPARECER

2.       OU SEJA, OS REFLEXOS VÃO SER INIBIDOS A MEDIDA QUE EU CONSIGO PADRÕES DE EQUILÍBRIO E ENDIREITAMENTO.

3.       OU SEJA, A DIFERENÇA NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DEPENDE DE DIVERSOS FATORES, DENTRE ELES: HERANÇA GENÉTICA, MATURAÇÃO NEUROFISIOLÓGICA, FEEDBAK DO CORPO DA CRIANÇA PARA ELA E PRINCIPALMENTE A RELAÇÃO DESSA CRIANÇA COM O EXTERIOR.

4.       OU SEJA, A ORDEM, BASICAMENTE É A MESMA, MAS A IDADE EM QUE UMA CRIANÇA ADQUIRE UMA HABILIDADE PODE VARIAR

5.       DESENVOLVIMENTO NÃO É ESTÁTICO, ELE É PROGRESSIVO

6.       UM ATO PRECOCE NÃO NECESSARIAMENTE FAVORECE A AQUISIÇÃO DO OUTRO

7.       MATURAÇÃO DO SNC É CRANIO CAUDAL E DE DENTRO PARA FORA

http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/37.pdf
http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wp-content/uploads/2014/07/DESENVOLVIMNETO-MOTOR-DO-PC.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário