quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Questões de concurso

1)
Nas cirurgias de Artroplastia Total de Joelho uma das complicações funcionais é o desequilíbrio muscular. No tocante a este desequilíbrio é CORRETO afirmar que:

a) a postura defeituosa e a sustentação do peso mantêm o centro de gravidade que inicia respostas mecânicas com adaptação muscular.
b) os músculos posturais tônicos respondem a disfunção com facilitação, hipotonia e encurtamento.
c) os músculos posturais tônicos respondem a disfunção com facilitação, hipertonicidade e encurtamento.
d) o desequilíbrio muscular torna os músculos rígidos mais relaxados e os músculos fracos se tornam mais fortes.
e) no desequilíbrio muscular o controle motor se torna simétrico.

Resposta:

Utilizada comumente para o tratamento da artrose de joelho ( doença de caráter inflamatório e degenerativo que provoca a destruição da cartilagem articular e leva a uma deformidade da articulação), consiste na substituição da articulação afetada por um implante em metal e polietileno, ou seja uma prótese. A artroplastia total de joelho, susbtitui os côndilos do fêmur e tíbia junto com a patela por implantes protéticos, sendo um componente femoral metálico, um componente tibial com base metálica que sustenta o polietileno

A)
O corpo é continuamente atraído pela gravidade. Para que ele possa se sustentar em qualquer postura, é necessária uma força antigravitacional, feita pelos músculos. A resultante entre estas duas forças opostas chama-se centro de gravidade corporal. A posição do centro de gravidade do corpo humano depende da posição do corpo. Em posição ereta, o centro de gravidade é central, dividindo o corpo em 2 partes, quando visto de frente; em perfil o centro de gravidade pode ser representado por uma linha vertical que passa pelo osso mastóide, imediatamente atrás da orelha e pelo tornozelo. Posturas inadequadas deslocam o centro de gravidade e representam sobrecarga muscular. (BIENFAIT, 2000, p. 169).
Portanto, uma postura defeituoso desloca o centro de gravidade e não o mantêm.
B)
Músculos posturais tônicos irão responder com facilitação, hipertonia, pois serão sobreccaregados gerando tensão e encurtamento.
C - CORRETA

D-  o desequilíbrio muscular torna os músculos rígidos mais tensos, pois deverão realizar mais contração para manter a postura, e os músculos fracos tornam-se mais fracos ainda

E- o desequilíbrio muscular o controle motor se torna simétrico. FALSO visto que, Controle motor é o nome dado às funções da mente e do corpo, as quais se unem para governar a postura e o movimento, ou seja, estuda como os movimentos são produzidos e controlados, em diferentes níveis pelo sistema nervoso central na interação com o sistema osteomuscular (GALLAHUE & OZMUN, 2003). O Ser Humano planeja e controla suas ações, assim como o SNC produz respostas e padrões motores coordenados, através de duas vertentes, a periférica e a centralista.
Portanto, a musculatura de um indivíduos que possui desequilíbrios musculares levarão respostas alteradas para o SNC, fazendo que que o controle motor não seja simétrico . Além disso, A unidade funcional do comportamento motor é uma sinergia. Na sinergia funcional, ocorre uma ativação de um grupo muscular em uma ação simultânea e adequada. Para que ocorra um movimento coordenado e homogêneo, é necessário que haja uma sinergia entre os grupos musculares.

2)Lesões no Sistema Nervoso Central decorrentes de acidente vascular cerebral podem deixar como principal sequela a espasticidade a qual exige muito da intervenção do Fisioterapeuta. Sobre a espasticidade é CORRETO afirmar que:

a) é uma desordem do neurônio motor inferior que determina o aumento do reflexo tônico de estiramento velocidade dependente e exacerbação dos reflexos tendinosos.
b) é uma desordem do neurônio motor superior que determina o aumento do reflexo tônico de estiramento velocidade dependente e exacerbação dos reflexos tendinosos.
c) relaciona-se com o equilíbrio entre as influencias inibitórias e facilitadoras das vias descendentes reguladoras do tônus.
d) determina ativação dos músculos flexores e inibição dos músculos extensores das articulações.
e) a hiperatividade muscular gera incapacidade, porém, a dor não está presente.

Resposta:
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. https://www.einstein.br/doencas-sintomas/avc

A)Desordem no neourônio motor inferior normalmente ocasionam atrofia.

A interrupção dos sinais dos NMIs aos músculos diminui ou impede a contração muscular. A estimulação neural frequente, mesmo a um nível inadequado para produzir contração muscular, é essencial para a saúde do músculo. Sem estimulação que influencie a expressão genética nos músculos, a atrofia ocorre rapidamente , porque o padrão de produção de proteína no músculo se altera. Isso prova uma diminuição no reflexo tônico não um aumento.


B ) Correta porque provica Espasticidade e consequentemente Hiperreflexia (> responsividade do músculo ao estiramento), ocorrendo exacerbação dos reflexos tendinosos e sendo velocidade dependente, ou seja, quanto mais rápido fizer movimento maior será a espasticidade.

C)Qualquer lesão que ocorra no córtex motor ou na suas vias eferentes, ou seja, qualquer lesão que atinja o neurônio motor superior leva a quadro de espasticidade ADAMS & VICTOR (1989), BROWN (1994), NOTH (1991), YOUNGER (1993) egundo a Associação Brasileira de Medicina Física e Reabilitação (2007), há um consenso e, que ela é causada devido a perda as influencias supramedulares inibitórias dos reflexos miotáticos que acontecem a nível medular. A perda dessas influências inibitórias ocorre devido ao comprometimento da via reticuloespinhal como resultado de lesões comprometendo o trato corticoespinhal. A perda das influencias inibitórias causa aumento da excitabilidade dos neurônios gama e alfa. BRIN (1995); O’BRIEN (1996); YAOUNG (1987), MAYER (1997), BRODA (1984). Essa é considerada a teoria clássica da fisiopatologia da espasticidade. 
Portanto é um desequilíbrio.


D) A marcha do ave é caracterizado por uma espasticidade da musculatura extensora dos MMII, por isso está errada essa questão

E) Com o aumento da tensão muscular, isso provoca dor, um caso bem simples, é os pontos gatilhos que são pontos de dor

3)Quando constatamos, do ponto de vista da consciência, que um paciente encontra-se TORPOROSO estamos afirmando que:

a) ocorre abertura ocular quando há estimulo sonoro mínimo.
b) ocorre abertura ocular e interação após estímulo visual.
c) ocorre abertura ocular e interação com o meio de forma espontânea.
d) ocorre abertura ocular e interação após estímulo doloroso.
e) há ausência de abertura ocular a qualquer tipo de estímulo.

RESPOSTA:

LETRA A

4) “Doença autoimune em que há fraqueza muscular que piora com os movimentos repetitivos, mantendo sensibilidade preservada e manifestações oculares tipo Ptose e Diplopia”. Tal conceito diz respeito a(o):
a) Síndrome de Guillain Barré. 
B) Parkinson.
c) Botulismo.
d) Paralisia Facial.
E) Miastenia Gravis.

RESPOSTA:

A-  A SGB é uma doença de caráter autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda ou subaguda. A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença pela sensação de parestesia nas extremidades distais dos membros inferiores e, em seguida, superiores. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A função esfincteriana é, na maioria das vezes, preservada, enquanto a perda dos reflexos miotáticos pode preceder os sintomas sensitivos até mesmo em músculos pouco afetados. Ptose e fraqueza motora ocular podem causar confusão com miastenia gravis. 
http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/fevereiro/24/Guilain-Barr-----PCDT-Formatado--.pdf

B- Do ponto de vista patológico, DP é uma doença degenerativa cujas alterações motoras decorrem principalmente da morte de neurônios dopaminérgicos da substância nigra que apresentam inclusões intracitoplasmáticas conhecidas com corpúsculos de Lewy. Suas principais manifestações motoras incluem tremor de repouso, bradicinesia, rigidez com roda denteada e anormalidades posturais

C-  O botulismo é uma doença neuroparalítica grave, não contagiosa, causada pela ação de uma potente toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum. É uma doença bacteriana rara.  A doença pode levar à morte por paralisia da musculatura respiratória.
 http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/botulismo

D - :  Paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial em decorrência do acometimento do nervo facial. Pode estar associada a: distúrbios da gustação, salivação e lacrimejamento, hiperacusia (acuidade auditiva exacerbada) e hipoestesia no canal auditivo externo - 

E- A miastenia grave é um distúrbio crônico neuromuscular caracterizado pela fraqueza muscular e fadiga rápida quando o músculo é exigido. Causas ainda desconhecidas. A fraqueza muscular é o principal sintoma de miastenia grave e piora à medida em que o músculo afetado é usado repetidamente.os primeiros sinais e sintomas envolvem problemas oculares, tais como pálpebras caídas e visão dupla - CORRETA
https://www.minhavida.com.br/saude/temas/miastenia-grave

5) Nos derrames pleurais de grande magnitude que se desenvolvem nas insuficiências renal, hepática ou cardíaca podemos afirmar que há:

a) redução da pressão hidrostática com otimização da absorção do líquido pelos vasos linfáticos.
b) um aumento da pressão hidrostática com incapacidade de absorção do líquido pelos vasos linfáticos.
c) elevação da pressão oncótica com redução simultânea da pressão hidrostática.
d) um equilíbrio entre as pressões oncótica e hidrostática e elevação da capacidade de absorção dos linfáticos.
e) um equilíbrio entre as pressões oncótica e hidrostática e redução da capacidade de absorção dos linfáticos.

RESPOSTA:

O líquido extracelular se distribui fundamentalmente em dois compartimentos: o intravascular e o intersticial. Cada um destes compartimentos mantêm o seu volume relativamente constante, graças a um equilíbrio de forças existentes ao nível da membrana que os separa, que •é representada pela parede vascular. 
A pressão hidrostática, que facilitaria a transudação de fluído, e a pressão osmótica do plasma, que se oporia à sua saída
Edema: é o aumento do líquido extravascular, ou seja, no meio intersticial, decorrentes de alguns desequilíbrios, tais como: Pressão hidrostática sanguínea e intersticial; Pressão oncótica sanguínea e intersticial.

PRESSÃO HIDROSTÁTICA SANGUÍNEA: Quando aumenta, ocorre saída excessiva de líquido dos vasos sangúineos . EX: HIPERTENSÃO
PRESSÃO HIDROSTÁTICA INTERSTICIAL: Quando diminuída o líquido não retorna ao meio intersticial 
PRESSÃO ONCÓTICA SANGUÍNEA: Redução da pressão não provoca o deslocamento do líquido do meio intersticial para o interior do vaso. Pouca proteína plasmática no sangue
PRESSÃO ONCÓTICA INTERSTICIAL: Aumento da quantidade de proteínas no interstício provoca o aumento da pressão oncótica, favorecendo a retenção de líquido nesse local e a dificuldade de drenagem.
PRESSÃO NO SANGUE: PRESSÃO ONCÓTICA SANGUÍNEA ( QUE FAZ O LÍQUIDO FICAR DENTRO DO SANGUE) E PRESSÃO HIDROSTÁTICA SANGUÍNEA ( FAZ COM QUE O LÍQUIDO SAI DE DENTRO DOS VASOS SANGUÍNEOS)

PRESSÃO INTERSTICIAL : PRESSÃO ONCÓTICA INTERSTICIAL ( DEVIDO AO AUMENTO DE PROTEÍNAS NOS ESPAÇO INTERSTICIAL AUMENTA-SE ESSA PRESSÃO), PRESSÃO HIDROSTÁTICA SANGUÍNEA ( COM A DIMINUIÇÃO DESSA PRESSÃO OCORRE MENOR FORÇA PARA IMPULSIONAR O LÍQUIDO PARA DENTRO DO VASO) ----- A COMBINAÇÃO DESSAS DUAS PROVOCA O EDEMA - 

Letra C é a correta, visto que se ocorre-se um aumento da captação dos vasos linfáticos, isso não provocaria edema
https://slideplayer.com.br/slide/7357988/

Nenhum comentário:

Postar um comentário